E-mail/Senha incorreto. ×
EXPERIMENTE GRÁTIS
Daniel Fernandes 08/06/2016 Notícias

 Não existem pessoas com boa memória e outras com memória ruim. O que acontece é que nossa memória, assim como qualquer parte do nosso corpo, tende a ficar enfraquecida se não a treinamos adequadamente e com frequência.

 

É verdade que nosso cérebro tende a armazenar somente as informações que usamos com frequência e esquecer aquelas que não usamos muito. Também sabemos que existem alguns exercícios que todos podemos fazer que ativam as regiões do cérebro e melhoram nossa capacidade de memorização.

Nessa postagem, vamos apresentar alguns desses exercícios que vão te ajudar a memorizar melhor tudo o que você estuda, confira:

 

1 – Calcule

Se você é do tipo de pessoa que depende de uma calculadora para fazer um simples cálculo matemático, talvez esteja na hora de abandonar esse hábito. Uma das melhores maneiras de melhorar a memória é realizar cálculos de cabeça.

O melhor de tudo é que você pode praticar essa dica enquanto estuda matemática.

 

2 – Recordar é memorizar

Esse exercício consiste em analisar um ambiente, foto ou paisagem e, logo em seguida, feche os olhos e tente se lembrar de todas as informações que continham na imagem. Anote e veja quantos acertos fez.

Você pode fazer esse exercício também tentando decorar quais são as cores das roupas das pessoas em sua volta, quais objetos tem na sua mesa, quais alimentos tem na sua geladeira, enfim, as possibilidades são muitas!

 

3 – Citações

Outra dica, muito comum para quem está estudando para vestibulares e Enem, é memorizar citações de grandes autores. Guarde essas frases, tome nota em um caderninho. Ao longo do dia, tente memorizá-la, cite em sua mente várias vezes. Depois de um tempo, tente se lembrar de novo. Ao final do dia, anote em um pedaço de papel e verifique se bate com a citação original. Repita o processo até memorizar de fato.

Além de exercitar sua memória, essa técnica também irá expandir seu vocabulário com novas referências e palavras.

 

4 – Jogos

Uma forma bem divertida e descompromissada de melhorar a memória é resolver jogos, como caça-palavras, palavras cruzadas, quebra-cabeça, dominó ou sudoku. Essas atividades básicas melhoram a concentração e a capacidade de fazer associações.

 

5 – Relembrar

Lembra quando dissemos que o cérebro tente a armazenar as informações que considera importante? Então, ao final do dia, tente lembrar de todas as coisas importantes do dia e dos seus estudos. Tente fazer um resumo mental sobre as disciplinas e assuntos que aprendeu. Você também pode tentar memorizar outras coisas que vão além dos estudos, como qual roupa usou, o que comeu e com quais pessoas conversou.

Tudo isso em conjunto irá fortalecer cada vez mais sua capacidade de guardar informações na memória

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo.
Comente você tambêm.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar
^