E-mail/Senha incorreto. ×
EXPERIMENTE GRÁTIS
30/08/2016 Notícias

 De acordo com informações do MEC, em 2014, somente 250 pessoas tiraram nota máxima na redação. Em porcentagem sobre o número total dos participantes, somente 0,0004 conseguiram essa proeza. Por isso, o aluno que tira uma boa nota na redação consegue se destacar.

Segundo o Inep, para tirar a nota máxima na redação, o candidato deve cumprir todos os requisitos exigidos pela prova.

 

Veja também: 5 erros que você não deve cometer na prova de redação do Enem

 

1 – Domínio da Língua Portuguesa

Parece óbvio, mas muitos candidatos perdem pontuação na redação do Enem justamente por não aplicarem a escrita formal da língua portuguesa. Ou seja, evite contrações como “pra”, “pro”, “numa” e utilize “para”, “para o”, “em uma”. Nunca utilize gírias e demonstre ao longo o seu texto um vocabulário variado.

Tenha atenção com a pontuação e a grafia correta das palavras, inclusive o emprego de letras maiúsculas e minúsculas.

 

2 – Proposta da Redação

Antes de iniciar seu texto, é necessário compreender qual é a proposta da prova. Ou seja, você precisa apresentar ideias que estejam relacionadas ao tema.

É aconselhável não ficar preso nos textos que a prova oferece, pois são expostos na prova somente para despertar uma reflexão sobre o tema. O importante é você utilizar seus conhecimentos para demonstrar que você está atualizado nos principais assuntos que acontecem no mundo.

Mas, não esqueça que você precisa obedecer os limites e permanecer dentro do foco do texto. Fugir do tema é um dos principais problemas que zeram as notas da redação.

 

3 – Organização

A banca também irá avaliar se seu texto é bem estruturado e organizado. Ou seja, as informações precisam apresentar a ideia central e os argumentos devem justificar a posição que você escolheu em relação à temática.

Para ajudar, anote todas as ideias que você pensou sobre o tema em um rascunho. Filtre aquelas que você julga importante e coloque-as em ordem de importância. Lembrando que um texto deve ter a introdução, abordagem, argumentos e conclusão. Além disso, cada parágrafo precisa apresentar informações novas, mas coerentes com o que já foi apresentado anteriormente, sem repetições ou fugas.

 

4 – Solução

Para finalizar, depois de expor suas ideias e seus argumentos com fontes e argumentos consistentes, é necessário apontar uma proposta de intervenção para o problema proposto.

Essa proposta deve considerar os pontos abordados durante o texto e ter coerência com os argumentos utilizados. Evite frases prontas e tenha em mente que a proposta deve ser realista, além de não desrespeitar os valores de direitos humanos, cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural.

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo.
Comente você tambêm.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar
^